Inmet publica alerta vermelho de tempestade para o RS
Publicação de dois alertas vermelhos pelo Inmet de tempestade representa um agravamento do risco no território do Rio Grande do Sul.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas vermelhos de tempestade para o Rio Grande do Sul. Os novos avisos representam um agravamento da situação de risco no território gaúcho.
Alertas vermelhos de tempestade não são comuns. Essa gradação, de “Grande Perigo”, normalmente é publicada há previsão de grandes volumes de precipitação no território gaúcho.
Primeiro alerta vermelho
O primeiro alerta vermelho de tempestade entra em vigor às 14h deste domingo (1º). Ele aponta para “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, conforme o Inmet.
As áreas em risco são Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, Costa Doce, região Central e Vale do Rio Pardo. As chuvas podem superar os 60 mm/h (milímetros por hora) ou maior que 100 mm/dia (milímetros em um dia). Os ventos podem superar os a 100 km/h. Além disso, há risco de queda de granizo.
Mapa do Rio Grande do Sul. Em destaque está a área com alerta vermelho de tempestade. Crédito: reprodução / Inmet
Segundo alerta vermelho
O segundo alerta vermelho aponta para os mesmos riscos citados acima: chuva forte, ventos intensos e queda de granizo. O que muda são a vigência do alerta e as áreas em risco.
Conforme o Inmet, o aviso entra em vigor a partir das 18h deste domingo (1°) e prossegue até as 7 da manhã desta segunda-feira (2). As regiões sob a advertência são: Noroeste, Norte, Serra gaúcha, Vale do Caí, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, região metropolitana e Litoral Norte.
Mapa do Rio Grande do Sul. Em destaque está a área com alerta vermelho de tempestade. Crédito: reprodução / Inmet
O que diz a previsão do tempo?
A previsão do tempo aponta que o RS terá chuva e temporais causados por uma frente fria entre o domingo (1º) e a segunda-feira (2). A Defesa Civil e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam risco de tempestades no Rio Grande do Sul.
A mudança no tempo tem origem em um sistema de baixa pressão atmosférica, que avança entre a Argentina e o Uruguai. No fim da manhã deste domingo, uma intensa área de instabilidades chega entre a Fronteira Oeste e região Sul do RS, conforme a previsão.
Os temporais podem ocorrer em várias regiões gaúchas a partir da tarde de domingo, conforme a previsão. De acordo com os modelos, as regiões mais propensas para instabilidades são Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, região Central e Costa Doce.
Porto Alegre e Canoas em alerta
A Defesa Civil de Porto Alegre e o Escritório do Clima de Canoas divulgaram alertas para a possibilidade de temporais entre o domingo (1º) e segunda-feira (2). Conforme os informes, equipes estarão de prontidão para pronta resposta.