Quem é Dom Jaime Spengler, cardeal brasileiro nomeado pelo Papa Francisco
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 09/12/2024

 

Quem é Dom Jaime Spengler, cardeal brasileiro nomeado pelo Papa Francisco

Dom Jaime Spengler — Foto: Província Franciscana da Imaculada Conceição/Divulgação

 


O Papa Francisco nomeou, neste sábado (7), 21 novos cardeais no Vaticano. Entre eles, está o brasileiro Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O religioso de 64 anos é natural de Gaspar (SC). Ordenado padre em 1990, o novo cardeal se junta a outros sete cardeais brasileiros.

Em entrevista ao jornalista Léo Saballa Jr., da RBS TV, no programa “Conversas Cruzadas”, de GZH, Dom Jaime disse ter se surpreendido com a indicação ao cardinalato, em 6 de outubro. O então bispo descobriu sobre o anúncio do Papa por meio de amigos, via WhatsApp.

“Eu estava no meu quarto, tinha terminado de ler um livro, praticamente próximo ao meio-dia, liguei o computador para ver o que tinha de notícias na internet, etc. E, de repente, o WhatsApp começou a disparar: ‘parabéns’, ‘coragem’, ‘vai em frente’ e por aí adiante. Eu disse: ‘mas hoje não é uma data significativa na minha história pessoal, não estou de aniversário, não estou celebrando nada’. ‘Não, você não viu? O Papa citou seu nome na Praça de São Pedro agora, está falando'”, disse Dom Jaime.

Na cerimônia de sábado (7), o Papa Francisco disse aos novos cardeais que a missão deles é a construção da unidade e que não cedam à “competição corrosiva”, nem se deslumbrem com prestígio, poder e aparência. O religioso brasileiro se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em Roma.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, Dom Jaime se emocionou ao lembrar das enchentes no Rio Grande do Sul. A tragédia deixou 183 mortos e 27 desaparecidos. Na época, o Vaticano doou quase meio milhão de reais ao estado.

“O que nós vivemos no Rio Grande do Sul no mês de maio foi uma tragédia, uma tragédia que requer responsabilidade política e social. Mas, se por um lado a tragédia trouxe destruição e morte, proporcionou uma onda, eu diria, de solidariedade como nós nunca vimos no Brasil”, disse.

Neste domingo (8), Dom Jaime participa da celebração eucarística com os outros cardeais. O cardeal deve voltar a Porto Alegre e ser recebido na Catedral Metropolitana no dia 17 de dezembro, em uma cerimônia marcada para as 10h.

 

Fonte. Observador Regional.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!