ARTESANATO MISSIONEIRO EM LÃ NA ITÁLIA / 2024 - PROSSIMA FERMATA: ARTIGIANO IN FIERA 2025
O projeto "Artesanato missioneiro em lã na Itália / 2024" foi cumprido em diversas etapas, e teve início no dia 30 de novembro, com a partida da artesã Dalva Mothci e do produtor cultural Adão Cassiano, responsável pela produção e os registros da viagem rumo a Porto Alegre, onde foram gravadas imagens a serem incluídas no documentário "Um Tear pelo Mundo", produzido pela indústria criativa De la Fuente - Animação Sociocultural e Ambiental.
De lá, seguimos a São Paulo, onde tomamos o voo que nos levou a Milão, cidade em que se realiza, anualmente, a Artigiano in Fiera, uma das principais feiras de artesanato do mundo, a qual foi alvo de prospecção para análise da viabilidade de participação em edição futura.
Antes da verdadeira imersão na produção de artesãos de todo o planeta proporcionada pela feira, fomos a Roma, onde, além de assistir a benção do papa Francisco, na Praça de São Pedro, gravamos em frente às ruínas do Coliseu, após breve recorrida por sítios históricos da capital italiana.
De volta a Milão, e sempre enfatizando nossas raízes (de mala e cuia, literalmente!), e devidamente abençoados, encaramos a feira propriamente dita, realizada no complexo Fiera Milano, com mais de 300 mil metros quadrados de espaço expositivo, distribuídos entre 26 pavilhões.
Lá, durante os três dias restantes na Europa, nos surpreendemos com a diversidade de produtos à venda nos estandes ocupados por delegações de todas as províncias da Itália, das Américas, Ásia, Oriente Médio, Europa e África, que teve a Argélia homenageada como o país do ano no evento.
De fato, com uma comitiva de cerca de noventa pessoas, a Argélia mostrou a que veio, evidenciando aos mais de um milhão de visitantes que acorreram à feira na edição de 2024 as razões pelas quais o continente africano é o berço da civilização.
E foi passeando entre os estandes do país que a mágica aconteceu: de súbito, Dalva avistou uma reprodução em miniatura de tear, fuso e confecção em lã de ovelha, e em poucos minutos estava, a convite de representantes do Ministério do Turismo e do Artesanato da Argélia, demonstrando, na prática, suas habilidades no manejo da técnica de tecelagem típica das Missões que - pasmem! - é idêntica àquela mantida pelos argelinos há milênios.
Frente ao diretor da Câmara de Artesanato do Ministério argelino, Othmane Boussaid, do mestre artesão Mohamed Ceram Chennoufi e de curiosos que se acotovelavam para assistir à cena, a artesã miguelina fez jus à motivação que a fez atravessar o oceano em busca de reconhecimento, carregando consigo um dos principais elementos do patrimônio cultural imaterial das Missões.
Com o senso do dever cumprido, na véspera do retorno ao Brasil, Dalva mostrou sua técnica - devidamente registrada por Adão Cassiano - defronte ao Duomo di Milano, catedral em estilo gótico considerada o símbolo da cidade, atraindo a atenção de turistas e locais para o artesanato missioneiro.
De volta a São Paulo, pausa para a última gravação incluída no roteiro, frente à Catedral da Sé, principal templo católico da capital paulista, peça-chave para o trabalho audiovisual em finalização.
Além de seguir em contato com os membros da delegação argelina, na perspectiva da realização de um trabalho colaborativo no próximo ano, retornamos pré-inscritos a participar, em dezembro de 2025, como expositores, da próxima edição da Artigiano in Fiera, juntamente com artesãos da região interessados em levar seu trabalho à Europa.
P.S. I - A expressão incluída no título deste texto - PROSSIMA FERMATA, ou próxima parada, em português - é uma alusão à informação dada antes de cada parada do metrô de Milão, principal meio de transporte que utilizamos por lá!
P.S. II - As fotos incluídas nesta publicação mostram, além de detalhes dos estandes da Artigiano in Fiera, aspectos variados de Milão, registrados durante visitas a pontos turísticos como a Galeria Vittorio Emanuele II e o bairro de Navigli, além da estação Milano Centrale, principal ponto de acesso à cidade.
Texto e fotos: Adão Cassiano