Santo Ângelo passa a contar com a Delegacia de repressão a crimes rurais
Decrab está instalada na Avenida Getúlio Vargas, 710, em anexo ao Shopping das Fábricas, e terá atuação regional
A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Santo Ângelo foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 13. A Decrab é uma unidade especializada da Polícia Civil do Rio Grande do Sul que investiga e combate crimes rurais, como o abigeato, que é o furto de animais. A delegacia busca desarticular organizações criminosas e combater a criminalidade organizada.
A instalação da Decrab foi viabilizada pela integração entre o Governo do Estado e a Prefeitura, que investiu em torno de R$ 380 mil para a adequação do espaço. A DecrabFronteira Noroeste/Missões está instalada na Avenida Getúlio Vargas, 710, no espaço da antiga Secretaria Municipal de Habitação, em anexo ao Shopping das Fábricas. A Delegacia tem como titular o delegado Rodrigo Régis da Silva.
O chefe de Polícia Civil do RS, delegado Fernando Sodré, salientou que a instalação da Decrab mostra o compromisso da Polícia Civil em atuar no meio rural, combatendo crimes patrimoniais e abigeatos, com objetivo de gerar mais segurança e tranquilidade para os moradores do interior. “Onde já instalamos as delegacias especializadas os resultados tem sido altamente expressivos, com queda nos crimes. É uma estratégia acertada e que provocará uma transformação na segurança rural da região”, destacou Sodré.
“Assim como trabalhamos para a instalação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), que tem apresentado excelentes resultados para a população, entendemos da mesma forma com a Decrab e temos a certeza de uma resposta eficaz”, comentou o prefeito Jacques Barbosa.
O deputado estadual Eduardo Loureiro elogiou a iniciativa, afirmando que é preciso dar uma resposta mais contundente para a segurança no meio rural, proporcionando tranquilidade para quem é responsável pela produção, um esteio da economia local.
O vice-presidente e diretor administrativo do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, ressaltou que a entidade não poderia deixar de auxiliar para a instalação da Decrab, buscando doações de mobiliários junto a empresas parceiras do agronegócio. “Essa é uma conquista de toda a comunidade e nós fizemos a nossa parte enquanto entidade”.
PRESENÇAS
Acompanharam o ato, o diretor de Polícia do Interior, Cleber dos Santos Lima; delegado regional de Polícia Civil, Charles Dias do Nascimento; procurador da República, Osmar Veronese; coronel Alexander Duarte, comandante do CRPO Missões; tenente-coronel Edilson Della Flora Góes, comandante do 7º RPMon; Lourenço Pizzolotto Bittencourt, presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo; Luciana Meirelles Correa, presidente da Subseção da OAB, secretários municipais e vereadores.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes