Engenharia Civil apresenta projeto de telhado para Centro de Formação São José-Lar da Menina
O curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo concluiu a entrega de um projeto inovador para a construção de um telhado na área de convivência do Centro de Formação São José-Lar da Menina.
Sob a orientação do coordenador do curso, professor Gustavo Cantarelli, e no âmbito da atividade de extensão da turma de Construção Civil II, o projeto contou com a participação ativa dos acadêmicos Thiago Stiler e Luís Vinicius Stochero.
O ato de entrega do projeto foi prestigiada pela Diretora-Geral da URI, professora Berenice Wbatuba, pela presidente do Lar Gislaine Guarani, pela Assistente Social e Diretora do lar Márcia Martin, pelo Diretor de Patrimônio Ilmo Sefrin, e pela voluntária Rosângela Prestes.
Segundo o professor Gustavo Cantarelli, engenheiro civil responsável pela coordenação, o projeto prevê a substituição do telhado de aluzinco por telhas sanduíche TP-40, visando melhorar o conforto térmico e acústico do local.
A proposta inclui também a troca das calhas e rufos de lata para garantir um escoamento pluvial mais eficiente e a substituição da estrutura de madeira, atualmente degradada, por suportes metálicos duráveis.
Além disso, o projeto, orçado em R$ 58 mil, contempla a instalação de seis pilares metálicos. Esses pilares foram projetados para suportar as cargas de vento, reforçando a segurança e estabilidade da cobertura.
Gislaine Guarani, presidente do Lar, destacou a importância do projeto e a intenção de buscar recursos junto a instituições públicas de Santo Ângelo para viabilizar a execução ainda no primeiro semestre de 2025.
Esta colaboração entre a URI Santo Ângelo através do seu curso de Engenharia Civil e o Lar da Menina ilustra o impacto positivo de atividades de extensão acadêmica na comunidade, ao combinar aprendizado prático com responsabilidade social.
Crédito: ANDRÉ LUCCA
-