Fogos de artifício: como proteger os pets do barulho
A tradição pode ser perigosa para os amigos de quatro patas
Por Luiza Cesar
Não existe Réveillon sem fogos de artifício e os donos de pets, ano após ano, tentam protegê-los dessa atração divertida para humanos, mas um pesadelo para os animais.
Os gatos e cães possuem orelhas super sensíveis e essa época do ano pode ser extremamente traumática para eles. Como uma forma de se proteger, eles procuram lugares seguros ou, muitas vezes, podem tentar fugir.
Para ajudá-los a permanecerem calmos, o ideal é que você não saia para a rua com eles e fique o mais longe possível dos fogos de artifício. Por isso, para mantê-los em segurança dentro de casa, separamos algumas dicas fundamentais para o fim de ano com os pets:
Use uma caixa ou mantenha seu animal de estimação em um local silencioso
Para abafar o ruído exterior e evitar que o animal fuja, colocá-lo em uma caixa, como aquelas para transporte, ou sala fechada são alternativas. Se o seu cachorro ou gato costuma ficar no quintal, abra uma exceção nesse dia e traga-os para dentro.
Coloque para tocar sons suaves ou ruído branco
Ajude-o a se acalmar com melodias suaves ou ruído branco, que diminuem o som dos fogos de artifício. Manter as janelas e portas fechadas durante a virada também ajuda.
Tenha petiscos disponíveis como uma distração
Pegue petiscos, ossos, brinquedos para roer e outras coisas gostosas para tentar distrair o pet.
Fonte. Casa Abril.