Escola Municipal em Santo Ângelo é alvo de furto de placas solares e fiação elétrica. O crime ocorreu em novembro do ano passado mas somente agora foi comunicado.
O diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mathilde Ribas Martins, educandário que fica localizado na rua Fernando Correa Taborda no bairro Cohab, em Santo Ângelo, foi quem fêz a ocorência. O complexo todo é composto por um ginasião de esportes e na parte de educação funciona a escola de ensino fundamental e mais escola de educação infantil.
Segundo o registro, ocorrido na última segunda-feira, 6, ouve o furto de 18 placas fotovoltaicas de 545W e da fiação elétrica do educandário. O crime ocorreu em novembro de 2024, mas só foi comunicado agora às autoridades.
Nossa reportagem conversou com moradores vizinhos ao educandário,que relataram ter visto a alguns dias, movimentação de pressoas e também da policia no local e que sentiram a falta de algumas placas, que foram subtraidas em momentos diferentes. Dizem perceber que o local onde o guarda da escola fica está muito longe dos painéis. Os moradores desconfiam que os atos criminosos vem sendo efetivados por etapas.
A instalação dos pinéis está em um local isolado apenas por uma cerca de telas e está muito próximo de um matagal espesso, longe de residências e ao lado de uma lixeira clandestina, a céu abertp, conforme você pode ver na fotos desta matéria. Com isso a facilidade de acesso é muito grande e a vegetação colabora, principalmente na parte dos fundos do terreno.
As placas solares, instaladas no terreno da escola, são propriedade da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo. O prejuízo estimado com o furto é de aproximadamente R$ 20 mil. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, que iniciou a investigação para apurar os responsáveis pelo crime.
Tentamos contato com a direçào da escola para saber mais detalhes do ocorrido mas não conseguimos. Resalta-se que este é um período de férias escolares.
Redaçào . Rádio Web e site Cadeira Cativa.
Fotos. Dalmir Ledur