A partir de 2025, a 14ª Coordenadoria Regional de Educação irá contar com nove escolas com ensino médio em tempo integral. Em Santo Ângelo, são cinco escolas: Colégio Estadual Missões, Colégio Estadual Pedro II, Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Nascimento e Silva, Escola Estadual de Ensino Médio Unírio Carrera Machado, Escola Estadual de Ensino Médio Buriti.
As demais escolas estão distribuídas em Entre-Ijuís (Escola Técnica de Entre-Ijuís), Cerro Largo (Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz), Guarani das Missões (Escola Estadual De Ensino Médio João Przyczynski) e Sete de Setembro (Escola Estadual de Ensino Médio São Roque).
Os alunos matriculados na modalidade de ensino médio integral terão acesso a disciplinas voltadas à preparação para o mundo do trabalho, ao protagonismo juvenil e à iniciação científica, com possibilidade de aprofundar nas práticas tecnológicas. Outro ponto, é o aumento de rendimento dos estudantes em diferentes áreas do currículo escolar, bem como a diminuição na evasão escolar.
A Coordenadora da 14ª Coordenadoria Regional de Educação Rosa Maria de Souza ressalta que o objetivo principal do ensino em tempo integral é “proporcionar uma carga horária maior, mas com a finalidade de que ele (o aluno) possa melhorar a aprendizagem, que amplie a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, sua prática e principalmente a questão da formação, para que ele possa tanto no mundo do trabalho como na vida pessoal ser uma pessoa mais preparada, mais feliz e também que possa auxiliar na sociedade em que nós vivemos”, enfatizou.
Neste ano, o Rio Grande do Sul contará com 296 escolas da Rede Estadual de Ensino que irão ofertar o ensino médio de forma integral, isso representa 27% do contingente de escolas da rede no estado.
A meta do governo é que em 2026 ao menos 50% das escolas da Rede Estadual de Ensino possuam a modalidade de ensino médio em tempo integral.
As inscrições para matrículas vão até o dia 19 de janeiro.
Fonte e fotos CRE