TANIA LEDUR
Pix: transações têm maior queda para janeiro em meio a onda de fake news
Publicado em 16/01/2025 08:16
NOTICIAS EM GERAL .

 


Pix: transações têm maior queda para janeiro em meio a onda de fake news


Levantamento da CNN mostra que as operações por meio do método de pagamento caíram 15,3% nos primeiros dias de 2025 em comparação ao mesmo período de dezembro

Vitória Queirozda CNN

 Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. 

 

• Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 


O número de transações via Pix caiu cerca de 15,3% em janeiro na comparação com dezembro, em meio a uma onda de notícias falsas sobre o pagamento instantâneo. O resultado representa a maior queda para o período desde a implementação do sistema em 2020.

Levantamento realizado pela CNN comparou o total de operações realizadas via Pix no período de 1 a 14 de janeiro ao intervalo de 1 a 14 de dezembro desde o início da série histórica, em 2020, com base no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central (BC).

Nos primeiros 14 dias de janeiro de 2025, o SPI contabilizou 2,286 bilhões de operações via Pix ante 2,699 bilhões no mesmo período de dezembro de 2024. Equivale a uma redução de 15,3%.

Fontes. Agência Brasil e CNN BRASIL

Comentários
Comentário enviado com sucesso!