Na última terça-feira, 14, o Presidente do Legislativo de Santo Ângelo, Nivaldo Langer de Moura-Nêne, deslocou-se até Porto Alegre para visitar o Instituto Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul (IPG), o objetivo foi dar conhecimento ao instituto do resultado de uma articulação realizada com a Deputada Silvana Covatti. O presidente do Legislativo foi recebido pelo assessor geral ,João Cardoso, o qual encaminhou a solicitação à Diretora Geral de Perícias do Rio Grande do Sul, Marguet Ines Hoffmann Mittmann.
Na oportunidade, o chefe do Legislativo, Nivaldo Langer de Moura - Nêne, pontuou a importância da questão específica do município de Santo Ângelo. Trata-se de um pedido para que seja designado mais um médico legista, tendo em vista que o município conta apenas com um profissional, fazendo-se necessário no mínimo dois para atender as demandas.
Conforme relatos da comunidade quando há falecimento de pessoas, os corpos são enviados para outros municípios para a realização da necropsia como: Santa Rosa, Ijuí e até mesmo Cruz Alta, causando dor e constrangimento justamente pela demora do retorno do corpo novamente a Santo Ângelo.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Nivaldo Langer de Moura - Nêne, esta é uma situação que além de delicada, causa enorme sofrimento para os familiares que tem de esperar o retorno do corpo para Santo Ângelo, para que possam se despedir de seu ente querido.
Em resposta, a Diretora do IGP, informou que um novo certame será realizado para a contratação de um auxiliar médico legista, o que deve resolver a questão da realização de necropsia no município.