Experimentos inovadores em arroz irrigado marcam início de 2025 para estudantes de Agronomia da URI
O professor e pesquisador do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo e Santiago, Marcelo Madalosso, deu início ao ano de 2025 com uma série de experimentos práticos inovadores, levando os futuros agrônomos da universidade a vivenciarem experiências diretamente no campo.
Em uma aula prática realizada nesta quarta-feira(15), o professor conduziu seus alunos estagiários das duas unidades da URI a campos de arroz irrigado no município de São Francisco de Assis.
A jornada educativa destacou-se pela introdução dos estudantes à técnica de irrigação por inundação, um sistema oportunamente novo para muitos dos presentes.
Durante a visita, foram implantados diversos experimentos destinados a identificar o manejo mais eficiente de doenças que afetam a cultura do arroz.
Essa atividade essencial não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também ampliou os horizontes profissionais dos estudantes, mostrando-lhes o potencial da cultura do arroz irrigado no mercado de trabalho.
O professor Madalosso descreveu a experiência como “incrível”, enfatizando a importância do contato direto com a cultura do arroz. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer essa lavoura, manipular as plantas e entender seus processos de irrigação diretamente no campo”, afirmou o professor.
A atividade serviu para ampliar o conhecimento dos futuros agrônomos, oriundos da região das Missões, sobre uma cultura que, embora distinta, oferece vastas oportunidades de atuação profissional.
A aula prática realçou a simbiose entre teoria e prática, essencial na formação de profissionais competentes e inovadores no setor agrícola. Com a estreia destes experimentos no início do ano letivo, espera-se que os estudantes adquiram uma visão ampla e prática, preparando-os para os desafios do agronegócio contemporâneo.
Essa iniciativa é mais um exemplo do comprometimento do curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, em proporcionar um ensino de qualidade, que harmoniza conhecimento técnico e experiência de campo, garantindo uma formação completa e atualizada para seus alunos de Agronomia.
Fonte. Assessoria da Uri. Paulo Renato Ziembowisnski