FERNANDA TORRES E AINDA ESTOU AQUI CONCORREM AO OSCARC2025.
NOTICIAS EM GERAL .
Publicado em 23/01/2025

 

Oscar 2025: Ainda Estou Aqui ganha três indicações, incluindo melhor atriz para Fernanda Torres; saiba mais

Anúncio realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aconteceu nesta quinta (23)

Por gshow — Rio de Janeiro

Ainda Estou Aqui é o primeiro filme original Globoplay — Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação

Podem comemorar, o Brasil está no Oscar! Ainda Estou Aqui, primeiro filme original Globoplay, ganhou TRÊS indicações: melhor filme internacional, melhor atriz (para Fernanda Torres) e melhor filme, indicação inédita para o país. O anúncio foi feito através do perfil oficial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta (23). A 97ª cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 2 de março, em Los Angeles, na Califórnia, e será apresentada pelo comediante Conan O'Brien.

"Que grande momento são estas indicações ao Oscar na emocionante trajetória de 'Ainda Estou Aqui'. É um orgulho imenso ver nosso primeiro filme original concorrer a maior premiação cinematográfica do mundo”, comemora Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo.


Ainda Estou Aqui se tornou a 14ª produção filmada em território brasileiro a marcar presença na maior premiação do cinema.

Confira, abaixo, as indicações de Ainda Estou Aqui!

Melhor Atriz

Após se consagrar como a primeira brasileira a vencer a estatueta do Globo de Ouro, Fernanda Torres repete o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, ao ser indicada como melhor atriz no Oscar. Montenegro chegou a concorrer a estatueta em 1999, por sua atuação como Dora em Central do Brasil.

Confira quem está no páreo:

Cynthia Erivo (Wicked)

 

Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez)

 

Mikey Madison (Anora)

 

Demi Moore (A Substância)

 

Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)


Oscar 2025: quais são as concorrentes de Fernanda Torres

Saiba mais

Fernanda Torres celebra indicação ao Oscar de Melhor Atriz

Saiba mais

Melhor Filme

Esta é a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a categoria de Melhor Filme. Ainda Estou Aqui concorre com títulos como Emilia Pérez, o campeão de indicações (13), O Brutalista, o vice-campeão, com 10 indicações, e A Substância, filme com Demi Moore que deu o que falar.

Veja as 10 produções indicadas:

Anora

 

O Brutalista

 

Um Completo Desconhecido

 

Conclave

 

Duna: parte 2

 

Emilia Pérez

 

Ainda Estou Aqui

 

Nickel Boys

 

A Substância

 

Wicked


Selton Mello comemora indicação de Ainda Estou Aqui ao Oscar de Melhor Filme

Saiba mais

Melhor Filme Internacional

A indicação de Ainda Estou Aqui ocorre após 26 anos desde a última vez que o Brasil foi nomeado na categoria de Filme Internacional. Coincidentemente, naquela edição, o filme nacional que representou foi Central do Brasil, que também conta com direção de Salles. Fernanda Montenegro também foi lembrada como melhor atriz. No entanto, nenhuma indicação levou a estatueta.

Neste ano, Emilia Pérez é considerada a grande rival de Ainda Estou Aqui após superar o longa brasileiro no Globo de Ouro como Filme Estrangeiro.

Confira os indicados:

Emilia Pérez (França)

 

Ainda Estou Aqui (Brasil)

 

A Garota da Agulha (Dinamarca)

 

A semente do Fruto Sagrado (Alemanha)

 

Flow (Letônia)

 


Veja indicados a Melhor Filme Internacional no Oscar — Foto: Globo News

Fernanda Torres em cena como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui — Foto: Divulgação

O Brasil no Oscar

Esta não é a primeira vez que o Brasil participa do Oscar. Desde sua primeira edição, em 1929, a premiação já indicou 14 produções feitas no país - 10 delas são consideradas nomeações 100% tupiniquins. Mesmo gravadas em território brasileiro, 3 candidaturas foram validadas como inscrições de outros países. A última vez que o país esteve na lista de indicados ocorreu em 2020, quando disputou a estatueta de Melhor Documentário por Democracia em Vertigem, de Petra Costa.

Outras participações do país fizeram história, como Cidade de Deus, que registrou o recorde de indicações em número de categorias de um filme brasileiro, sendo destacado a quatro prêmios. Em 1999, Central do Brasil também teve ineditismo ao registrar a primeira nomeação do país ao prêmio de Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro. Ainda Estou Aqui foi além: garantiu ao Brasil a primeira indicação na história ao posto de Melhor Filme - principal categoria da premiação norte-americana.
Fonte . Gshow

Comentários
Comentário enviado com sucesso!