TANIA LEDUR
Rio de Janeiro sediará Cúpula do Brics em julho
Publicado em 16/02/2025 07:24
NOTICIAS EM GERAL .

 


Rio de Janeiro sediará Cúpula do Brics em julho

Evento ocorrerá entre 6 e 7 de julho; Brasil assumiu presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro

Redação O Antagonista

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira (foto), confirmou neste sábado, 15, que a Cúpula do Brics será realizada no Rio de Janeiro em 6 e 7 de julho. 

“Receberemos na cidade do Rio de Janeiro chefes de Estados dos países dos 20 países que integram o Brics, nas duas categorias de membros plenos e parceiros. Em que vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento de todos esses países”, afirmou Mauro Vieira em vídeo compartilhado pelo prefeito Eduardo Paes.

O encontro reunirá líderes dos países-membros do bloco econômico, que atualmente conta com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, recentemente admitidos.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics em 1º de janeiro. O Rio de Janeiro também sediou, neste ano, a Cúpula do G20, reunindo chefes de Estado das 20 maiores economias do mundo.

Com o lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável, o governo brasileiro tenta articular a participação dos novos membros e dar continuidade à construção do sistema de pagamento com moedas locais no comércio entre os países, substituindo o dólar.

Neste início de 2025, ao menos nove países ingressam no grupo como membros. Cuba, Bolívia, Indonésia, Bielorrússia, Cazaquistão, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão foram confirmados pela Rússia como novos membros. A Rússia ocupou a presidência do Brics em 2024.

Ao todo, treze países foram convidados para participar do Brics. Espera-se ainda que Nigéria, Turquia, Argélia e Indonésia confirmem a participação. A inclusão de novos membros foi definida em outubro de 2024, na 16ª cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia, quando foi criada a nova categoria de parceiros do bloco.
Fonte. O Antagonista.com.br

Comentários
Comentário enviado com sucesso!