Pesquisador da PUC-RS confirma autoria da bandeira do Rio Grande do Sul
Exposição no CTG Camaquã conta a história da bandeira
Por Pablo Bierhals

Foto: Clic Camaquã. Edison Hüttner na Clic Rádio.
O camaquense Edison Hüttner, pesquisador da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), confirmou a autoria da bandeira do Rio Grande do Sul. O italiano Tito Livio Zambeccari, que lutou ao lado de Bento Gonçalves na Revolução Farroupilha, desenhou e pintou a bandeira gaúcha em 1833, em Buenos Aires.

Quadro de Bolonha pintando a óleo. Data : 1840-1849.
Bandeira do RS com o Lanceiro Negro.
A história é tema de uma exposição que está acontecendo no CTG Camaquã.
A exposição apresenta uma tela pintada a óleo do Museu Cívico de Bolonha, na Itália (1840-1849), que revela a bandeira tricolor da República Riograndense, desenhada e pintada pelo próprio Zambeccari a pedido de Francisco Modesto Franco (Farroupilha). A autoria conferida a Zambeccari foi o resultado de anos de estudos de Edison Hüttner com a colaboração de seu grupo de pesquisadores: Eder Abreu Hüttner e Felipe Assunção Soriano (PPGH/PUCRS).
De acordo com Hüttner, o significado das cores da bandeira remonta ao Império e a separação: o verde representava a Casa de Bragança, o amarelo a Casa de Habsburgo e o vermelho a separação.
A bandeira, conforme a pesquisa de Hüttner, foi idealizada antes mesmo da revolução (1835-1945) iniciar, e o quadro que mostra a bandeira com um lanceiro negro foi pintado já na Itália, quando Zambeccari retornou.
Serviço
A exposição foi inaugurada no dia 7 de março e terminará no dia 7 de abril de 2025.
Horários de visita: via agendamento, entrada gratuita.
Curadores: Edison Hüttner, Eder Abreu Hüttner e Felipe de Assunção Soriano
Organizadores: Lisele Storck da Silva, Mirele Gonçalves de Faria Hugo, Gestão de Prendas e peões do CTG Camaqua e NilzaTessmann.
A exposição itinerante é uma realização Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades (PUCRS), Porto Alegre, Brasil, Programa de Pós-Graduação em História (PUCRS), Universidade de Urbino Carlo Bo (Urbino, Itália), Museu Cívico do Risorgimento de Bolonha, Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos/PUCRS), Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS).
Texto: Pablo Bierhals
Fonte. Clic Camaquã.com.br