TANIA LEDUR
Justiça Eleitoral orienta eleitores em situação irregular e alerta para golpes digitais.
Cuidado eleitor.
Por Administrador
Publicado em 19/03/2025 19:03
NOTICIAS EM GERAL .

 

 

 

Justiça Eleitoral orienta eleitores em situação irregular e alerta para golpes digitais.

 

Micael Olegario Micael Olegario

 

 

Eleitores que não compareceram, de forma consecutiva, nos últimos três pleitos devem procurar a Justiça Eleitoral para regularizar sua situação e evitar o cancelamento do título eleitoral. Em entrevista para o programa Olho Vivo, o chefe do cartório eleitoral de São Luiz Gonzaga, Éderson Luiz de Oliveira Anger explicou os detalhes do processo de regularização e orientações para a população evitar golpes digitais.

 

O prazo para regularizar a situação segue até o dia 19 de maio deste ano. Éderson ressalta que a chamada é voltada para quem não votou e nem justificou a sua ausência nas eleições majoritárias de 2024 e nas eleições municipais de 2024. “Se o eleitor justificou a sua ausência ou pagou a multa, o título dele não será cancelado”, esclarece o chefe do cartório de São Luiz Gonzaga.

 

Éderson pontua que pendências com a Justiça Eleitoral podem gerar prejuízos para os eleitores, como a impossibilidade de tomar posse em concurso, problemas para o recebimento de benefícios sociais, impossibilidade de renovação de matrículas em instituições de ensino e emissão de passaporte, entre outras situações que exigem a quitação eleitoral. 

 

No caso de eleitores em situação irregular, a orientação é buscar contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) pelo site (neste link) ou pelo telefone (51) 2312-2015. Também é possível ir presencialmente até o cartório e a quitação exige o pagamento de uma taxa de R$10,53. “É um valor irrisório, é um valor baixo, mas é muito importante, porque as consequências posteriores são muito piores”, pondera Éderson. Segundo ele, entre os cerca de 50 mil eleitores dos oito municípios da 52ª zona eleitoral, cerca de 1.323 estão em situação irregular.

 

Golpes

A Justiça Eleitoral também divulgou um alerta para golpes aplicados, utilizando sites e contatos que se passam por canais do TSE ou TRE-RS. Um dos mais exemplos é o uso do site “Meu Título Digital”, com a cobrança dinheiro para emissão do título de eleitor (processo totalmente gratuito) e para a suposta realização de outros serviços, como a regularização e quitação eleitoral.

 

“Os eleitores têm recebido mensagens ou SMS e também muitos e-mails falsos. O que a gente tem para ressaltar é que a justiça eleitoral não envia e-mails cobrando, não envia SMS cobrando”, destaca Éderson Anger. Segundo ele, uma forma de conferir a autenticidade do contato é verificar o final os contatos:

 

E-mail: o final do endereço da 52°zona eleitoral é: zon052@tre-rs;

Telefone: o número de atendimento do TRE-RS é o (51) 2312-2015;

Site: os endereços dos sites devem fazer menção ao TSE ou TRE-RS.

Fonte: Rádio São Luiz

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!