A câmara de vereadores de Santo Ângelo realizou encontro com integrantes da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA).
A reunião marcou mais um importante passo na busca por soluções que atendam às necessidades dos produtores locais e reforcem a piscicultura como um pilar da agricultura familiar do município.
Entre os principais temas discutidos estava a melhoria no pavilhão da Agroindústria Familiar, onde ocorre a tradicional feira do peixe e a feira de produtos coloniais. Representantes da APROCOHSA destacaram desafios como a baixa potência elétrica que frequentemente causa sobrecargas vindo a interromper o fornecimento de energia, e a necessidade de novos pontos de tomadas, permitindo o uso mais eficiente do espaço e garantindo a todos os expositores melhores condições para preparar peixes fritos para os visitantes.
Outro ponto de destaque foi a logística de abate, transporte e acondicionamento dos peixes, especialmente durante a Semana Santa, período de maior demanda. A vigilância sanitária reforçou a importância do controle e acompanhamento em todas as etapas para assegurar a qualidade do produto. Em resposta, o Secretário de Meio Ambiente, André Pedroso, comprometeu-se a trabalhar em um plano de ação que contemple um espaço adequado para o abate de peixes, envolvendo uma ampla colaboração entre produtores e o poder público.
Para o presidente do Legislativo, Nivaldo "Nêne", fomentar a piscicultura em Santo Ângelo é crucial para fortalecer a agricultura familiar, ampliar as oportunidades de comercialização e proporcionar mais qualidade de vida às famílias. Ele também reafirmou o compromisso da Câmara em criar políticas públicas que incentivem o setor primário, promovendo desenvolvimento, renda e emprego, com foco nos pequenos produtores rurais.
A reunião contou com a presença de diversas lideranças e autoridades locais: vice-presidente da Câmara, Carlos Gromoski, o Secretário de Meio Ambiente, André Pedroso, a presidente da APROCOHSA, Marli Rohde, entre outros representantes da Emater, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Juntos, reafirmaram a importância de manter o diálogo aberto e de trabalhar em parceria para enfrentar os desafios e construir um futuro mais próspero para o setor.
Fonte. Assessoria da Camara de vereadores Marcos Luft