TANIA LEDUR
Vereador do Noroeste do RS é investigado por fala racista durante sessão
Ele é o presidente da Câmara de vereadores.
Por Administrador
Publicado em 28/03/2025 19:54
NOTICIAS EM GERAL .

 

 

 

 Vereador do Noroeste do RS é investigado por fala racista durante sessão

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Independência (RS), José da Silva Richter (MDB), é investigado pela Polícia Civil por uma fala racista proferida durante uma sessão na Câmara Municipal.

 

O caso ocorreu durante uma sessão em 20 de janeiro. Porém, as imagens viralizaram nas redes sociais somente nesta semana. No vídeo, o parlamentar aparece criticando a gestão do ex-prefeito João Edécio (PRD) e fala sobre a possibilidade de investigar possíveis “bobagens” de políticos de oposição do município. Assista:

 

Durante a crítica, o vereador usou a expressão “negrice” como sinônimo de algo ruim.

 

“Se eles pensam e me olham enviesado, e me olham bravo, não tem problema nenhum, é direito deles, mas eu não tenho nada contra eles. Agora, se fizerem “negrice”, se fizerem bobagem, vão pagar caro, podem ter certeza disso, vamos investigar tudo”, disse o vereador.

 

O delegado titular da Delegacia de Independência, João Vittório Barbato, informou à CNN que um inquérito policial por racismo foi instaurado para apurar o caso.

 

Em nota enviada à CNN, o vereador disse que foi “infeliz” em sua colocação:

 

“Acerca da minha fala perante a Tribuna desta Câmara de Vereadores, quando, dentro de um contexto geral utilizei a expressão ‘negrice”, tenho a dizer que realmente usei a expressão não apropriada e fui infeliz na colocação.

 

Entretanto, jamais tentei usar um termo no sentido racista, mas compreendo que trata-se de uma fala equivocada.

 

Naquele momento da fala (reconheço que equivocada) estava estarrecido e muito indignado com a inscrição do nosso Município no CADIN, em decorrência da má gestão do governo anterior, fato que acarreta muitos prejuízos ao nosso Município.

 

Tenho 35 anos de vida pública, de prestação de serviços aos nossos munícipes, sendo que jamais respondi processo criminal de qualquer natureza.”

 

Receba as notícias do Site OBSERVADOR REGIONAL no seu celular: CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo de WhatsApp

 

 

FONTE: CNN Brasil

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!