Missões 400 Anos:
Vice-governador anuncia em investimentos e reforça protagonismo da região
Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite anunciou o deputado Eduardo Loureiro como novo secretário de Estado da Cultura
A Região das Missões recebeu duas notícias importantes na manhã desta sexta-feira, 25. Em audiência pública da Assembleia Legislativa realizada na 21ª Fenamilho Internacional para tratar dos projetos dos municípios envolvidos nas celebrações dos 400 anos das Missões, o vice-governador Gabriel Souza confirmou a assinatura, em maio, de convênios com 13 municípios missioneiros, totalizando mais de R$ 30 milhões em investimentos.
Os recursos serão destinados a obras estruturantes e à organização dos eventos que celebrarão os 400 anos da chegada dos padres jesuítas à região, em 2026 - um marco histórico não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para todo o país.
Além disso, o governador Eduardo Leite anunciou, pelas redes sociais, a nomeação do deputado estadual Eduardo Loureiro como novo secretário de Estado da Cultura. Santo-angelense e profundo conhecedor da realidade regional, Loureiro também assumirá a coordenação geral dos projetos relacionados aos 400 anos das Missões.
O vice-governador destacou a escolha como “justa e estratégica”, afirmando que “nada mais simbólico do que termos um missioneiro à frente da Cultura gaúcha nesse momento histórico”.
CONVÊNIOS E INVESTIMENTOS
Os investimentos do Estado nas Missões, representam um passo decisivo na valorização do patrimônio cultural e no desenvolvimento da infraestrutura local. O pacote inclui obras que vão desde acessos asfálticos e melhorias em rodovias até apoio direto à realização de eventos comemorativos que têm potencial para impulsionar o turismo, movimentar a economia regional e fortalecer a identidade missioneira.
A solenidade de assinatura dos convênios está marcada para o dia 3 de maio e marcará o lançamento oficial dos festejos pelos 400 Anos das Missões. Serão contemplados os municípios de Bossoroca, Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, São Borja, São Francisco de Assis, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Sul, Santo Ângelo e Vitória das Missões. Cidades que guardam, em sua história e no seu território, os vestígios e a memória viva da presença jesuítica.
OUTROS INVESTIMENTOS
Durante o encontro, Gabriel Souza também apresentou um panorama dos demais investimentos previstos para a região, reforçando o comprometimento do governo estadual com o desenvolvimento das Missões. Entre as iniciativas, destacam-se a construção de terceiras pistas em trechos da ERS-344, a remodelação dos trevos das ERS-344 e ERS-218, o avanço nos acessos asfaltados aos municípios de Rolador, Garruchos e Pirapó, a construção da ponte entre a BR-392 e Ubiretama, e um aporte de R$ 10 milhões para a melhoria do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju.
Essas ações integram uma agenda mais ampla de valorização da Região das Missões, reconhecendo seu papel histórico, cultural e econômico. Os 400 anos das Missões não serão apenas uma celebração da memória, mas também uma oportunidade concreta de transformação para os municípios envolvidos.
O encerramento da audiência foi marcado por um gesto simbólico: o vice-governador recebeu das mãos do presidente da 21ª Fenamilho Internacional, Luis Alberto Voese, e das soberanas do evento, uma cesta de produtos coloniais, representando a força da agricultura familiar e das agroindústrias locais.
A recepção às autoridades estaduais também contou com a presença do prefeito Nívio Braz; do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), o prefeito de São Miguel das Missões, Rodrigo Ribas; do presidente do Departamento de Turismo da AMM, prefeito de Guarani das Missões, Leandro Wastowski; deputado federal Pedro Westphalen; a presidente eleita da Famurs, Adriane Oliveira e o representante da Associação dos Legislativos das Missões (ALM), Elisandro Prestes; consolidando o momento como um marco na preparação das comemorações que vão projetar a Região das Missões no cenário nacional — unindo história, cultura e desenvolvimento.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes