Encontro de Confrarias destaca a arte missioneira com música e poesia
Evelise Oliveira Evelise Oliveira

Nos dias 2 e 3 de maio de 2025, o município de Bossoroca/RS, sediou o 6º Encontro de Confrarias, realizado no CTG Sinuelo das Missões. A atividade, promovida pela Confraria do Icamaquã, teve como foco o incentivo à produção artístico-cultural com ênfase na temática regionalista do Rio Grande do Sul. A programação foi aberta à participação de artistas de todas as idades e contou com apresentações de músicas e poesias autorais.
Com estrutura voltada à integração entre artistas e ao incentivo à criação autoral, o Encontro foi dividido em duas noites de apresentações. Na sexta-feira, dia 2, as composições e declamações apresentaram temas livres. No sábado, dia 3, a temática central foi “Semeadura”, interpretada sob diversas abordagens poéticas e musicais. O evento contou ainda com apresentações especiais de Horacio Jacques na primeira noite e Anderson Quevedo na noite seguinte.
A comissão avaliadora, formada pelos jurados Carlos Cardinal de Oliveira, Horacio Jacques e Ari Straitt, foi responsável pela seleção dos destaques em diferentes categorias. Os troféus entregues aos vencedores foram confeccionados pelo escultor Vinícius Ribeiro.
Na primeira noite, a música “Meu canto a Bossoroca”, interpretada por Camila Aparecida Matner de Lima, obteve o primeiro lugar, sendo também reconhecida como a música mais popular e melhor composição sobre Bossoroca. O segundo lugar ficou com “Icamaquã”, de Antônio Fernando Brandão, e o terceiro com “Sonhos Extraviados”, de Rodrigo Sávio Maia Machado, que também foi premiado como melhor intérprete. Erick Dorneles foi agraciado como melhor instrumentista da noite. Na categoria principiante, os destaques foram Rogério Morais, com “Seca e o Rio”, e Amadeu Prestes, com uma rancheira instrumental na gaita de boca.
No segmento de poesias, o primeiro lugar foi concedido ao poema “Pra bailar no plano alto”, de Tadeu Quevedo, também premiado como melhor temática sobre o município. José Dirceu Dutra, com “Identidade de Andejo”, recebeu o segundo lugar e a distinção de melhor declamador. A terceira posição ficou com “Charla”, de Guiomar Terra Batú dos Santos, premiada como melhor poesia da noite. Na categoria amadora, os destaques foram “Lamento Guarany”, de Pedro Carvalho, “Filosofia de Prenda”, de Evellyn Leal Fernandes, e “Resgate”, de Neiva Melo.
No sábado, com o tema “Semeadura”, a música “Aos que semeiam”com letra de Vasco Rodrigues, interpretada por Anderson Quevedo, conquistou o primeiro lugar e o troféu de melhor intérprete. “Campeiro de semeadura”, interpretada por Marcos Fabrício, ficou em segundo lugar, seguido por “A razão da semeadura”, na voz de Camila Aparecida Matner de Lima. Thierry Robalo foi reconhecido como melhor instrumentista da noite.
Na área poética, “Reminiscência”, na voz Rogério Morais, recebeu o primeiro lugar, o troféu de melhor poesia do festival e o troféu itinerante Jayme Caetano Braun de melhor letra geral. “Oração de Semeadura”, interpretada por Pedro Carvalho, e “Semeadura”, de Vânia Coimbra, completaram a lista dos três primeiros colocados. José Dirceu Dutra manteve o destaque como melhor declamador e também foi agraciado pela indumentária masculina. Evellyn Leal Fernandes foi premiada como declamadora revelação e melhor indumentária feminina.
A música “Meu canto a Bossoroca”, de Camila Aparecida Matner de Lima, recebeu o troféu itinerante Noel Guarany como melhor música geral do festival.
O 6º Encontro de Confrarias reforça a relevância da produção cultural regional como ferramenta de preservação e difusão das expressões artísticas tradicionais gaúchas, reafirmando o protagonismo de Bossoroca no cenário artístico.
Fonte: Rádio São Luiz