TANIA LEDUR
VAI VIRAR UMA ESCOLA SÓ.
EMEI Carinho com a EMEF Heinz August Rogowski; a EMEF Mário Piratini Oliveira da Rosa com a EMEI Ludovico Rigotti; e a EMEI Sônia Nascimento Vieira com a EMEF Zelina Monteiro.
Por Administrador
Publicado em 15/05/2025 13:05
NOTICIAS EM GERAL .

 

VAI VIRAR UMA ESCOLA SÓ.

EMEI Carinho com a EMEF Heinz August Rogowski; a EMEF Mário Piratini Oliveira da Rosa com a EMEI Ludovico Rigotti; e a EMEI Sônia Nascimento Vieira com a EMEF Zelina Monteiro.

 

Veja como será.

 

A Secretaria Municipal de Educação anuncia unificação administrativa de escolas em Santo Ângelo

 

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo irá realizar a unificação administrativa de seis instituições da rede municipal de ensino. As escolas envolvidas no processo são: a EMEI Carinho com a EMEF Heinz August Rogowski; a EMEF Mário Piratini Oliveira da Rosa com a EMEI Ludovico Rigotti; e a EMEI Sônia Nascimento Vieira com a EMEF Zelina Monteiro Lemos.

 

A proposta foi inicialmente discutida com o prefeito Nívio Braz e, posteriormente, submetida à apreciação do Conselho Municipal de Educação, composto por 28 representantes de universidades, entidades, sindicatos, Apae e demais segmentos da sociedade civil. A medida foi aprovada por ampla maioria.

 

A unificação será exclusivamente administrativa. Isso significa que cada conjunto de escolas passará a contar com uma única equipe diretiva, enquanto as equipes docentes e os espaços físicos utilizados por alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental continuarão os mesmos. Atividades como o recreio, por exemplo, seguirão sendo realizadas separadamente.

 

Segundo a secretária municipal de Educação, Eliane Carpes, a decisão visa otimizar recursos, ampliar a oferta de vagas e promover a eficiência na gestão escolar. “A unificação vai possibilitar o aumento de turmas através do aproveitamento de professores, beneficiando diretamente a comunidade escolar. As escolas envolvidas são separadas apenas por uma cerca, o que torna essa reorganização ainda mais viável e funcional”, explicou.

 

Além disso, a unificação atende às metas e pactuações assumidas pelo município junto a programas federais e estaduais de educação, firmadas nos anos de 2023 e 2024, como o Programa Escola em Tempo Integral.

 

A medida também considera o atual cenário das instituições envolvidas. A EMEI Carinho atende atualmente 62 alunos e a EMEI Ludovico Rigotti, 57. Já a EMEF Zelina Monteiro Lemos possui apenas uma turma de Ensino Fundamental, sendo que o restante da escola já atende turmas de Educação Infantil. A reorganização, portanto, busca melhor aproveitamento dos espaços e recursos disponíveis.

 

A unificação administrativa entre escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental já é uma prática adotada no município. Em 2015, por exemplo, a EMEI Padre Carlos Lang foi transferida para o prédio da EMEF Gildo Castelarim, no bairro Meller, e desde então ambas compartilham a mesma estrutura, mantendo o atendimento qualificado às diferentes etapas da educação básica. “A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, portanto faz parte dela e pode, sem nenhum prejuízo, ser ofertada dentro de uma única instituição, desde que respeitadas as diretrizes de cada etapa”, reforça Eliane Carpes.

 

Nos próximos dias, a Secretaria de Educação realizará reuniões com as equipes das escolas e, a partir da próxima semana, com pais e responsáveis, a fim de apresentar todos os detalhes da mudança e esclarecer eventuais dúvidas. Em um segundo momento, também estão previstas adequações na estrutura física das unidades para integração e melhor aproveitamento dos espaços.

 

A Secretaria enfatiza que a medida está amparada na legislação vigente, não exigindo aprovação pela Câmara de Vereadores, e está alinhada às diretrizes pedagógicas que apontam a necessidade de ajustes administrativos em estruturas compartilhadas ou de proximidade.

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa

 

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj

 

Fonte. Assessoria de imprensa da prefeitura de Santo Ângelo 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!