TANIA LEDUR
Brasil desenvolve primeira polipílula para prevenir AVC e demência, aponta estudo do Hospital Moinhos de Vento
Por Administrador
Publicado em 23/09/2025 11:02
NOTICIAS EM GERAL .

Brasil desenvolve primeira polipílula para prevenir AVC e demência, aponta estudo do Hospital Moinhos de Vento

 

Pela primeira vez no país, foi desenvolvida uma polipílula — medicamento que reúne três substâncias em uma única formulação — com foco na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, em longo prazo, da demência.

 

O estudo PROMOTE, conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, apresentou resultados promissores em pacientes de risco baixo a moderado, que representam cerca de 80% dos casos. A pesquisa mostrou redução significativa da pressão arterial, melhora nos níveis de colesterol e maior adesão ao tratamento.

 

OUÇA RÁDIO WEB CADEIRA CATIVA clicando no link azul.

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

 

Coordenado pela neurologista Sheila Martins, o estudo testou a combinação de dois medicamentos para controle da pressão arterial e uma estatina, usada na redução do colesterol. A inovação visa simplificar o tratamento e agir de forma preventiva em fatores que contribuem para o AVC, beneficiando inclusive pessoas com pressão considerada “limítrofe”, a partir de 120/80 mmHg.

 

Além do medicamento, o projeto utilizou o aplicativo Riscômetro de AVC, ferramenta gratuita que auxilia na identificação de riscos individuais e na adoção de hábitos saudáveis. Entre os participantes, 82% passaram a reconhecer seus fatores de risco e 71% relataram mudanças positivas no estilo de vida.

 

Nos nove meses de acompanhamento, houve queda média de 10 mmHg na pressão sistólica, melhora na saúde cardiovascular e redução da necessidade de outros remédios. A expectativa é que, além de diminuir os riscos de AVC e doenças cardíacas, a polipílula possa também reduzir casos de demência e infarto do miocárdio no futuro.

 

O estudo seguirá agora com mais de 8 mil participantes em três anos de observação. Segundo Sheila Martins, já há compromisso de expansão da iniciativa para todo o Rio Grande do Sul e outros estados. Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (51) 98041-4454 ou pelo e-mail projeto.promote@gmail.com.

 

Fonte: Terra / Porto Alegre 24 horas

 

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!