TANIA LEDUR
Trump anuncia novas tarifas, incluindo taxa de 100% sobre produtos farmacêuticos
Por Administrador
Publicado em 26/09/2025 12:04
NOTICIAS EM GERAL .

Trump anuncia novas tarifas, incluindo taxa de 100% sobre produtos farmacêuticos

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (25) uma nova rodada de tarifas, considerada a mais severa de seu governo desde abril, quando praticamente todos os parceiros comerciais americanos já haviam sido atingidos.

 

Entre as medidas, está a criação de uma tarifa de 100% sobre medicamentos de marca ou patenteados produzidos fora do país. A regra entra em vigor em 1º de outubro e, segundo Trump, só será isenta para empresas que estejam construindo fábricas em território americano.

 

OUÇA RÁDIO WEB CADEIRA CATIVA clicando no link azul.

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

 

A decisão gerou críticas de organismos internacionais. A Federação Europeia de Indústrias Farmacêuticas alertou que a medida pode elevar custos, comprometer cadeias de abastecimento e dificultar o acesso de pacientes a tratamentos vitais. Já a Austrália, que exportou US$ 1,35 bilhão em produtos farmacêuticos para os EUA em 2024, afirmou que a tarifa não beneficia os consumidores americanos.

 

Além dos remédios, Trump também impôs tarifas de 25% sobre caminhões pesados estrangeiros, afetando montadoras como Volvo (Suécia) e Daimler (Alemanha), e justificou a medida por razões de segurança nacional. Os grupos europeus registraram queda em suas ações após o anúncio.

 

No setor moveleiro, haverá cobrança de 50% sobre armários de cozinha e móveis de banheiro, além de 30% sobre móveis estofados. As mudanças também entram em vigor em 1º de outubro e já derrubaram ações de empresas varejistas que dependem fortemente das importações, como Wayfair e Williams Sonoma.

 

As novas tarifas ampliam os temores de inflação nos Estados Unidos e reforçam a estratégia protecionista de Trump, que busca fortalecer o setor manufatureiro doméstico em detrimento do modelo econômico aberto e dependente de importações que vinha sendo adotado no país.

 

Fonte: Correio do Povo

 

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!