- Botão de contestação do Pix já está disponível aos usuários; veja como funciona
O botão de contestação de transações do Pix começou a funcionar nesta quarta-feira (1º), permitindo que vítimas de fraude, golpe ou coerção possam solicitar a devolução de valores de forma mais rápida e simples.
Chamado oficialmente de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o recurso está disponível diretamente nos aplicativos das instituições financeiras, dispensando contato com a central de atendimento.
OUÇA RÁDIO WEB CADEIRA CATIVA clicando no link azul.
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html
Como funciona
Segundo o Banco Central (BC), ao contestar uma transação, a informação é enviada imediatamente ao banco do recebedor, que deve bloquear os valores na conta, se ainda estiverem disponíveis. Após isso, os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso confirmem que se trata de fraude, a devolução deve ser feita em até 11 dias.
O MED, criado em 2021, não se aplica a desacordos comerciais, arrependimentos ou erros de digitação de chave. Ele é exclusivo para situações de fraude, golpe ou coerção.
Novidade nos bloqueios
Outra mudança anunciada é a possibilidade de devolução a partir de contas diferentes da que recebeu os valores inicialmente. Esse recurso estará disponível de forma facultativa em 23 de novembro e será obrigatório a partir de fevereiro de 2026.
Com isso, o BC pretende dificultar a movimentação de recursos por fraudadores e aumentar as chances de recuperação do dinheiro, já que muitas vezes os valores são transferidos rapidamente para outras contas.
O Banco Central reforça que a medida deve aumentar a identificação de contas usadas em fraudes e desestimular golpes envolvendo o Pix.
Fonte: Correio do Povo
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.