TANIA LEDUR
Exposição e programação especial celebram os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre
Por Administrador
Publicado em 05/11/2025 12:36
NOTICIAS EM GERAL .

Exposição e programação especial celebram os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

 

A exposição “O Renascer das Missões – 400 Anos”, da fotógrafa Clio Luconi, foi inaugurada na noite de terça-feira, 4 de novembro de 2025, no Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, marcando um dos momentos mais simbólicos das homenagens aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis.

 

Integrando a programação oficial da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, promovida pela Câmara Rio-grandense do Livro, a mostra pode ser visitada até o domingo, dia 9, no segundo andar do Memorial.

 

Com curadoria de Carolina Grippa, a exposição apresenta uma coleção de registros fotográficos em fine art que retratam a beleza e o simbolismo da região dos Sete Povos das Missões, no Noroeste gaúcho. As imagens destacam ruínas, paisagens e elementos culturais que resgatam a memória dos povos guaranis e da presença jesuítica, reafirmando o papel das Missões como berço da identidade sul-rio-grandense.

 

Durante a solenidade, o secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, que também preside a Comissão Oficial dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, destacou que a celebração do quadricentenário, que será oficialmente comemorada em 2026, representa um marco na valorização da história e da cultura missioneira. Segundo ele, o trabalho da Comissão busca difundir o legado das Missões, associando-o ao desenvolvimento regional e à preservação da memória.

 

Outro ponto alto do evento foi o relançamento da edição comemorativa do clássico “Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões”, de Alcy Cheuiche, originalmente publicado em 1975. A nova edição, apresentada 50 anos depois, reafirma a importância da obra na preservação da história missioneira e da figura de Sepé Tiaraju, símbolo de resistência e identidade cultural do povo gaúcho.

 

O deputado estadual Jeferson Fernandes, representante da Assembleia Legislativa na Comissão dos 400 Anos e natural da região missioneira, ressaltou que as Missões são o ponto de partida da formação social e territorial do Estado, destacando a necessidade de reconhecer o protagonismo dos povos indígenas nessa herança histórica.

 

Também esteve presente o diretor do Instituto Estadual do Livro (IEL), Silvio Bento, que destacou as ações do IEL na Feira e a trajetória literária de Alcy Cheuiche, reforçando o papel da literatura como guardiã da memória coletiva.

 

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, iniciada em 31 de outubro, segue até 16 de novembro com ampla programação cultural e literária. No dia 12 de novembro, às 14h, ocorre o bate-papo “Literatura Missioneira”, na Sala dos Jacarandás do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085). Às 16h, haverá uma sessão de autógrafos coletiva com autores missioneiros na Praça de Autógrafos Maurício Sirotsky Sobrinho, na Praça da Alfândega.

 

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, reforçando o destaque da região das Missões nas comemorações que antecedem o grande marco dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, em 2026.

 

Fonte: Rádio São Luiz

 

Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

 

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!