Operação Espora de Aço combate rinhas de galo em Porto Xavier
A Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar e a Prefeitura de Porto Xavier, realizou uma ação integrada denominada Operação Espora de Aço, com o objetivo de combater práticas ilegais de rinhas de galo e maus-tratos a animais no município.
Durante a operação, foram apreendidos 45 galos de rinha, mantidos em gaiolas individuais e com sinais evidentes de maus-tratos. Além das aves, os agentes destruíram e descaracterizaram objetos utilizados nas rinhas, como gaiolas, biqueiras, esporas artificiais e uma arena de combate.
Os animais foram encaminhados à ONG Coração Amigo, que assumiu a guarda e os cuidados necessários.
De acordo com o delegado responsável pela operação, a realização de rinhas de galo é crime, configurando maus-tratos conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, além de poder caracterizar associação criminosa (artigo 288 do Código Penal).
Os envolvidos — organizadores, apostadores ou espectadores — podem ser presos em flagrante ou responder criminalmente pelas práticas ilícitas.
As autoridades informaram que novas diligências devem ocorrer nos próximos dias para ampliar o combate a esse tipo de crime na região missioneira.
Fonte: LH Franqui
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.
Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html