PT lança pré-candidatos ao governo e ao Senado no RS
O PT do Rio Grande do Sul lançou, neste domingo, durante encontro estadual no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, seus pré-candidatos à chapa majoritária para as eleições de 2026. Foram oficializados os nomes de Edegar Pretto, presidente da Conab, como pré-candidato ao governo do Estado, e do deputado federal Paulo Pimenta como pré-candidato ao Senado, após a resolução do impasse interno sobre a vaga.
Além da apresentação dos nomes, o encontro teve outros quatro objetivos centrais: iniciar a pré-campanha com agendas em todo o Estado já a partir deste final de ano; trabalhar pela vitória do presidente Lula no RS na disputa nacional; encaminhar as nominatas para deputados estaduais e federais; e avançar na formação de uma ampla coalizão com partidos de centro-esquerda e esquerda.
Nesse sentido, ganharam força as tratativas para que o PSB indique o nome para a vaga de vice-governador. A aliança entre as federações PT/PCdoB/PV e PSol/Rede já está consolidada, e cabe ao PSol a indicação do segundo nome para o Senado, que será ocupado pela ex-deputada Manuela D’Ávila, prestes a se filiar ao partido.
O PSB, dividido no Estado, integra a base do governador Eduardo Leite (PSD), mas também mantém diálogo com outras pré-candidaturas, como a de Gabriel Souza (MDB) e Juliana Brizola (PDT). Parte do partido, liderada pelo ex-deputado Beto Albuquerque, declarou recentemente apoio a Pretto.
No início de novembro, sete siglas lançaram uma frente “pró-Lula” no RS, comprometendo-se a trabalhar pela reeleição do presidente. Com parte do PSB já alinhada, Pretto e o presidente estadual do PT, Valdeci Oliveira, enviaram recados ao PDT, ressaltando a intenção de construir uma ampla frente no Estado.
“Vamos trabalhar até o último momento para termos uma grande frente aqui no Estado. É prioridade nossa”, afirmou Valdeci. Pretto reforçou que sua apresentação não busca interromper diálogos, mas ampliá-los: “Queremos conversar com todos os partidos que fazem parte do governo do presidente Lula, mesmo compreendendo a complexidade política disto aqui no RS.”
O lançamento antecipado da chapa petista ocorre em um cenário no qual diversos adversários também se movimentam para definir suas candidaturas ainda em 2025, prevendo uma disputa acirrada tanto ao governo quanto ao Senado. Paulo Pimenta, que disputou internamente a indicação com o senador Paulo Paim, afirmou que o desafio “é muito grande” e reiterou que a estratégia será de campanha casada: “é uma eleição só”.
Fonte: Observador Regional
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj.
Acesse o aplicativo da Rádio Web Cadeira Cativa:
https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html
Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul. https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html