Um suspeito de fazer apologia ao nazismo e enviar ameaças a universidades federais foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (04). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, com apreensão de equipamentos eletrônicos. Segundo a Polícia Federal, ninguém foi preso
A operação atendeu a uma ordem da Vara Federal Cível e Criminal de Barreiras, na Bahia. De acordo com as investigações, um dos alvos de ameaças era a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O suspeito usava e-mails criados somente para essa finalidade por meio de VPN, como estratégia para esconder o nome do autor.
A UFOB informou que, no início do ano, assim como outras universidades, recebeu e-mails com ameaças de teor nazista e encaminhou o material para a Polícia Federal. Desde então, a instituição aguarda o desfecho das investigações e se mantém atenta a novas possíveis tentativas de ameaças.
Segundo a Polícia Federal, o investigado pode responder por crimes com penas superiores a 12 anos de prisão, conforme a lei antiterrorismo.
Fonte: Radioagência Nacional