TANIA LEDUR
BRIQUE DA PRAÇA, patrimônio cultural imaterial, reúne expositores, visitantes de vários estados, atrações culturais e inaugura nova mesa de som em Santo Ângelo
Por Administrador
Publicado em 20/01/2026 11:02
NOTICIAS EM GERAL .

BRIQUE DA PRAÇA, patrimônio cultural imaterial, reúne expositores, visitantes de vários estados, atrações culturais e inaugura nova mesa de som em Santo Ângelo

Na manhã do último domingo, dia 18, o Brique da Praça — reconhecido como patrimônio cultural imaterial — realizou mais uma edição na Praça Ricardo Leônidas Ribas, em Santo Ângelo. O evento, promovido pela Associação do Brique da Praça, presidida por Jaime Berres, reuniu cerca de seis dezenas de sócios-expositores e um expressivo público formado por frequentadores habituais e visitantes, proporcionando oportunidades de bons negócios e fortalecendo a tradição cultural do município.

Entre as bancas da linha de quitutes, destacou-se a santo-angelense Ivani Jardim, da banca 2210, que comercializa produtos de confeitaria. Moradora do bairro Pippi, Ivani também atende clientes em seu entorno residencial e, no período letivo, abastece com suas especialidades o Instituto Educacional Odão Felippe Pippi. Ela integra a experiência gastronômica do Brique ao lado de Solange Rocha (banca 1770), Nara Neide Tesche (banca 0536), José Onírio Modesto Rolim (banca 0710), Jovani e Núbia Bracher (banca 2024), que oferecem o produto Mel Sabor das Missões e derivados, além de Jaime e Giane Berres (banca 2070), que comercializam licores, sais, repastos, artesanatos e trabalhos manuais.

As coordenações de Expositores e de Divulgação registraram a presença de visitantes vindos de outros estados, como Paraíba (João Pessoa) e Tocantins (Pedro Afonso), além de moradores de cidades da região, como Santa Rosa e São Paulo das Missões. Entre os visitantes estiveram Claudino de Lucca; o tenente-coronel Anderson Fidélis José da Silva, recém-empossado no comando do 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com), unidade de elite do Exército Brasileiro sediada em Santo Ângelo, acompanhado da esposa Ana; Patrícia Camera e o esposo Anderson Hartmann, do Sicredi União RS; o vereador Osvaldir Ribeiro de Souza, presidente da Câmara de Vereadores; Diomar Formenton; além de dezenas de frequentadores habituais do Brique.

A programação cultural contou com o tradicional Show das Onze, apresentado pelo músico Celso Taborda, em carreira solo, com repertório de consagrados compositores gaúchos. Pai de Alan Taborda, gaiteiro que já se apresentou no palco do Brique e que atualmente integra a Banda San Marino, Celso emocionou o público após mais de três décadas de trajetória artística. O show teve como plateia, além de familiares, amigos e admiradores, os músicos Nei Matana, gaiteiro do Baitaca, e Jarbas Farias, hoje em carreira solo.

Durante a edição de domingo, também foi inaugurada uma nova mesa de som, que passa a integrar o conjunto de equipamentos utilizados nas apresentações e atividades culturais do Brique da Praça. O sistema sonoro passa a ser operado, juntamente com os demais equipamentos, pelo assessor Juliano Tolazzi, garantindo ainda mais qualidade técnica às atrações do evento.

Como patrimônio cultural imaterial, o Brique da Praça segue cumprindo seu papel de preservar tradições, promover a cultura local e fortalecer a economia criativa, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro da comunidade santo-angelense.

Fonte: Associação do Brique da Praça.

Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj

Acesse o aplicativo da Rádio Web Cadeira Cativa:

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

Ouça a Rádio Web Cadeira Cativa. Clique no link azul.

https://www.radiowebcadeiracativa.com.br/app/index.html

Comentários
Comentário enviado com sucesso!