Juventude no campo: Fenamilho sedia Seminário Regional para debater sucessão rural
Promoção da Emater com apoio da Fenamilho Internacional e do Sicredi reuniu mais de 200 jovens representando 22 municípios do noroeste gaúcho
Na manhã desta quarta-feira, 23, a 21ª Fenamilho Internacional se transformou em palco de debates essenciais para o futuro do campo. O Seminário Regional da Juventude Rural reuniu mais de 200 jovens no auditório Iglenho Araújo Burtet, em uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, com apoio do Sicredi e da própria Fenamilho.
Jovens de 22 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões participaram do evento, que teve como foco central a sucessão rural, além de temas como gestão de propriedades, educação financeira e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
A abertura contou com a presença do presidente da Fenamilho, Luis Alberto Voese, do chefe de gabinete do Executivo Municipal, Carlos Kelm - representando o prefeito Nívio Braz -, da gerente regional adjunta da Emater, Ivânia Polaczinski, da chefe do Escritório de Santo Ângelo, Márcia Dezen, da extensionista Clarice Koch e dos representantes do Sicredi, Cristina Brondani e Jonatas Fiorin.
Voese falou diretamente aos jovens, compartilhando sua trajetória como liderança rural. “Precisamos nos orgulhar de sermos filhos do campo. O futuro das nossas comunidades depende da coragem de vocês em assumir esse papel”, destacou.
Durante o seminário, três experiências reais de sucessão rural foram apresentadas, inspirando os participantes. Lucas Silveira, da Apis Missões, falou sobre inovação na apicultura; Juliano Konzen, da Agroindústria Dah Ré, abordou desafios e estratégias de mercado; e os representantes da Vinícola Finn, Jorge e Larissa Finn, mostraram como a valorização da herança familiar pode caminhar junto com empreendedorismo e visão de futuro.
O seminário reforça a ideia de que a permanência dos jovens no campo não é apenas uma necessidade econômica, mas uma decisão estratégica para garantir a continuidade e evolução do setor agropecuário. Com conhecimento, apoio técnico e incentivo, o meio rural pode ser, sim, espaço de oportunidades, inovação e realização pessoal.
Receba as notícias em primeira mão da Rádio Web Cadeira Cativa
https://chat.whatsapp.com/DUbA5N5OshIKgGZbchhcLj
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes